Campanha de vacinação contra gripe Influenza teve início em Ivinhema

Campanha de vacinação contra gripe Influenza teve início em Ivinhema. Foto: Paulo César

A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Saúde iniciou a campanha contra a gripe nesta segunda-feira (17). Até o dia 24 de abril, apenas trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos poderão ser vacinados.

No dia 24 de abril abre a vacinação para gestantes, mulheres que tiveram bebê (até 45 dias depois do nascimento) e crianças de 2 anos a 4 anos 11 meses e 29 dias.

A partir do dia 08 de maio inicia-se a vacinação para o restante dos grupos, que são os idosos, portadores de doenças crônicas que se enquadrem na descrição do Ministério da Saúde mediante apresentação de laudo médico, professores da rede pública e privada mediante apresentação de documento comprobatório e trabalhadores do sistema prisional.

Dia D contra a Gripe

No dia 13 de maio (sábado) é o dia Nacional de Vacinação Contra Influenza para todos os grupos, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres que ganharam bebê até 45 dias, pessoas que possuem doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e professores.

O prefeito Tuta explicou que a gripe e a pneumonia causam milhares de mortes todos os anos. A forma mais eficaz de prevenção e de evitar as complicações é a vacinação anual.

“É muito importante tomar a vacina para se proteger dessa doença que pode ter complicações e até matar. Se você se enquadra em um desses grupos, procure o posto de vacinação mais próximo da sua casa, das 8h às 16 horas. Garanta sua vacina e não se esqueça de levar sua caderneta de vacinação”, finalizou o prefeito Tuta.