Prefeitura de Ivinhema aluga Casa de Apoio na cidade de Barretos para pacientes que realizam tratamento

A prefeitura municipal de Ivinhema  juntamente com a secretaria municipal de saúde realizou no mês de junho a locação de uma casa de apoio na cidade de Barretos para acolhimento dos pacientes que realizam tratamento de câncer no hospital do amor de Barretos/SP e seus acompanhantes.

A casa fica a 50 metros do hospital para maior comodidade dos pacientes e é composta por 06 quartos, 3 banheiros, sala, copa/cozinha, uma área de lazer no fundo, uma garagem grande e pode acomodar um total de 20 pessoas.

A secretaria de saúde através da prefeitura municipal de Ivinhema vem fornecendo alimentos e recebendo donativos. A secretária de saúde Sonia Garção salientou seus agradecimentos as pessoas que estão realizando doações tanto de alimentos como de utensílios, segundo ela é de suma importância essa parceria juntamente com a população Ivinhemense.

Pela manhã existe uma senhora que faz o café da manhã, e os acompanhantes em um ato de solidariedade cozinham para os pacientes que ali estão.

Para o prefeito Tuta, “ter essa casa de apoio nos tranquiliza muito, pois está levando um conforto para os pacientes que passam por uma fase difícil da vida, mas que são amparados e podem contar com seus acompanhantes, uma vez que viajam e não ficam de nenhuma forma desamparados, este é mais um sonho realizado da administração.

O paciente Rivaldo que é atendido pela casa um incentivo da administração falou a reportagem da prefeitura municipal de Ivinhema, segundo ele “o atendimento é ótimo, a casa funciona como a segunda casa da gente às vezes até melhor, a distância da casa ajuda muito, pois é “uma pernada” apenas 50 metros que facilita muito para quem realiza o tratamento principalmente quem anda de cadeiras de rodas, a casa é muito limpinha, é organizada”, o paciente já chegou a ficar de 20 a 25 dias na casa e sempre foi bem recebido, um ajudando o outro e seu tratamento vai muito bem,  foi um serviço muito bem feito pela prefeitura municipal através da secretaria municipal de saúde, finalizou Rivaldo.

A jovem Edmara também realiza tratamento em Barretos e disse a nossa reportagem a importância da casa de apoio mantida pela administração municipal do prefeito Tuta que visa o bem estar de todos, Edmara destacou que “esse incentivo é muito importante, pois Ivinhema estava precisando de uma casa de apoio devido o tanto de pacientes, e lá é uma casa aconchegante, confortável, os pacientes se sentem com privacidade e acaba ficando amigo da maioria, foi uma boa iniciativa que estava precisando, segundo a paciente a distância facilita muito, pois é bem próximo, na alimentação é servido o nosso café da manhã e o almoço e a janta é de responsabilidade dos acompanhantes, sempre tendo uma comida bem gostosa, saladas, frutas, legumes e carnes. Esse vinculo de amizade acaba dando forças para quem faz o tratamento, pois um entende a luta diária do outro e traz essa amizade para Ivinhema, sempre ta sabendo como ta o tratamento de cada um. A casa foi um mega incentivo pois a casa antiga era super lotada e Ivinhema merecia o cantinho só dela, veio no momento certo”.  A jovem iniciou o tratamento em fevereiro e segundo ela provavelmente já foi para Barretos umas 20 vezes  e antes ficava na outra casa e hoje já fica na casa de apoio de Ivinhema.

Para mais esclarecimentos, sugestões e funcionamento da Casa, procurar o Serviço Social da Secretaria de Saúde de Ivinhema/MS.