Prefeitura de Ivinhema realiza discussões a rede de atenção a saúde

A prefeitura de Ivinhema através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 23,30 e 31 de agosto capacitações, para discutir Rede de Atenção a Saúde.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos que organizam as ações e os serviços de saúde, de diferentes dimensões tecnológicas que, integradas buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010).

As oficinas levaram 189 (cento e oitenta e nove) servidores, da Secretaria municipal, Postos de Saúde, Centro de Especialidades Médica e Hospital Municipal, a discutirem as seguintes redes de atenção a saúde: Rede Cegonha, Urgência e emergência, psicossocial, rede de doenças crônicas e de pessoa com deficiência. Os principais pontos de discussão foram: potencialidades, fragilidades e estratégias para o enfrentamento das fragilidades, para cada uma das redes.

O trabalho foi elaborado pelas servidoras Ana Cristina Bortolasse (enfermeira e coordenadora Municipal de Atenção Básica) e Katiane Lopes Xistos, (psicóloga e integrante do NASF),“segundo Ana relatou na sua fala, que o  trabalho foi  muito produtivo, visto que quando paramos para repensar nosso serviço, há relatos e percepções que muitas vezes não são visualizadas no dia a dia pondera Ana Cristina.

Todas as discussões do grupo foram relatadas e serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e farão parte do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.

Paraa Secretária Municipal de Saúde Sônia Garção, estes momentos de encontro são importantes para repensarmos o processo de trabalho e aperfeiçoarmos o cuidado àquele que busca o serviço, seja na prevenção, promoção, recuperação ou reabilitação a saúde.

O prefeito Tuta disse em sua fala, que é muito importante trocar informação com a equipe que esta diretamente em contato com os pacientes, verificando a dificuldade e colhendo informações para melhorar a nossa saúde. Tendo em vista, estes eixos serão apresentados no plano de saúde estadual. “Na ocasião Tutaparabenizou os funcionários da saúde que sempre estão  capacitando e melhorando a qualidade da saúde dos nossos Munícipes”, relata Tuta.