Prefeitura municipal em parceria com programa municipal IST/AIDS, atenção básica e NASF realiza campanha contra hepatites virais

O dia mundial das hepatites virais – DIA D – 28 de julho e a prefeitura municipal em parceria com programa municipal IST/AIDS, atenção básica e NASF realiza campanha contra hepatites virais.

HEPATITE

SINTOMAS E PREVENÇÃO

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM 5 TIPOS DE HEPATITE?

A Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra. São hepatites A, B, C, D e E.

OS PRIMEIROS SINTOMAS DA HEPATITE LEMBRAM OS DE UMA GRIPE FORTE. FIQUE ATENTO!

• CANSAÇO E TONTURA
  • ÂNSIA DE VÔMITO
  • DOR NA REGIÃO DO FÍGADO
  • FEBRE
  • CORPO AMARELADO, PRINCIPALMENTE NOS OLHOS
  • URINA ESCURA
  • FEZES BRANCAS

SE SENTIR ALGUNS DOS SINTOMAS, PROCURE ATENDIMENTO NA SUA UNIDADE DE SÁUDE, FAÇA O TESTE RÁPIDO.

HEPATITE A:  Deixa a pessoa fraca e indisposta. Os sintomas aparecem 30 dias após contrair o vírus.

HEPATITE B:  Pode levar anos até revelar o primeiro sintoma e pode curar sozinha, sem tratamento. A doença pode ficar escondida e causar sérios problemas no fígado. Pode ser transmitida sexualmente.

HEPATITE C:  Parecida com a Hepatite B, a diferença é que a cura da C é mais complicada. Pode ser transmitida através do sangue utilizando materiais não esterilizados.

HEPATITE D: A Hepatite D, ou Delta, acontece mais na região amazônica. Só pega hepatite D que já teve hepatite B. Ela é muito grave.

HEPATITE E: É muito parecida com a Hepatite A. Também não traz complicações, mas deixa a pessoa fraca e indisposta. Ela costuma ser mais grave em gestantes.

COMO PREVENIR

PELA BOCA:

• O Saneamento básico (água potável e esgoto).
  • Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro.
  • Lave bem frutas e legumes, principalmente quando forem ingeridos crus.
  • Beba água filtrada ou fervida.

PELO SANGUE:

• Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, lojas de tatuagem e piercings.
  • Não compartilhe agulhas, seringas e outros materiais no uso de drogas injetáveis.
  • Use sempre camisinha nas relações sexuais.
  • A mãe com hepatite pode passar para um bebê que está na barriga.

CUIDE DA SAÚDE DO SEU FÍGADO

O fígado é uma grande usina de força. É ele que transforma os alimentos que comemos e bebemos, em energia para o corpo. A carne, o arroz, a gordura tudo se transforma em energia depois de passar pelo fígado.

O mais interessante é que, além de produzir energia, o fígado também percebe quando é preciso gastar e quando é preciso economizar essa energia. Se o fígado está funcionando direito, ficamos com mais disposição para trabalhar e energia para se divertir. Se tiver algum problema ficamos cansados, sonolentos, sem força de vontade.

Por isso é tão importante cuidar dele. É preciso beber água tratada, comer alimentos limpos e saudáveis e lavar as mãos antes das refeições.

SE SENTIR ALGUNS DOS SINTOMAS, PROCURE ATENDIMENTO NA SUA UNIDADE DE SAÚDE E FAÇA O TESTE RÁPIDO OU SOROLOGIA PARA HEPATITES VIRAIS, QUE ESTÁ DISPONÍVEL.