Tuta participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Prefeito Tuta e centenas de prefeitos buscam soluções junto ao governo federal para a crise municipalista. Foto: Assessoria

O prefeito Tuta, de Ivinhema, está em Brasília onde participa junto com centenas de prefeitos da 20ª edição da “Marcha dos Prefeitos”, evento que tem como objetivo pressionar o presidente Michel Temer por uma pauta municipalista que inclui o “encontro de contas” entre governo federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e o repasse de recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.

Além de lutar pelos direitos dos municípios, o prefeito está aproveitando para visitar todos os gabinetes onde tem projetos cadastrados de recursos para Ivinhema, e verificar o andamento e prazos dos mesmos.

“Estamos participando dessa luta nacional, que é justa, afinal os municípios sofrem com a falta de recursos e estamos trabalhando por melhores condições e em busca de solucionar pendências nos projetos já cadastrados em Brasília”, disse Tuta.

Tuta afirma ainda que a Marcha dos Prefeitos é um espaço de lutas para definir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que garantam a conquista de autonomia pelos municípios, além de mostrar ao cidadão os caminhos que os gestores municipais defendem como solução para enfrentar e vencer a crise que atinge todos.

O prefeito está se reunindo com os deputados federais da bancada de Mato Grosso do Sul para pressionar pela aprovação de projetos. O principal é o que obriga o governo federal a indicar a fonte de recursos sempre que criar alguma nova obrigação para os municípios.

“De que adianta termos as obrigações na área da saúde ou educação, entre outras, se o município não consegue arrecadar o suficiente para atender o que na maioria são projetos do Governo Federal, precisamos de uma fonte de recursos que custeie esse tipo de projeto”, completou o prefeito.