Comissão Julgadora Municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa, realizaram avaliação e selecionaram textos das escolas municipais e estaduais

??

Na manhã de quinta-feira (05), reuniram-se os membros da Comissão Julgadora Municipal (CJM) das Olimpíadas de Língua Portuguesa, constituída pelas professoras Maria Izabeti Oliveira (Lia), Sônia Cristina Pineze Defendi e  Iraídes Aparecida Cessel, que avaliaram e selecionaram os textos recebidos das Comissões Julgadoras Escolares (CJEsc) das escolas públicas municipal e estadual localizadas no município.

Estão representadas no concurso mais de 42 mil escolas em quase 4.900 municípios brasileiros. As categorias são poema, memórias, crônica, artigo de opinião e, pela primeira vez, documentário, para alunos da 1º e 2º anos do ensino médio. As melhores produções, que serão selecionadas por estado, participarão de cinco encontros  — um para cada categoria —, que, este ano, ocorrerão em São Paulo.

Sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a OLP é fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Itaú Social. O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita organizada pelo Ministério da Educação, em  pareceria com o Itaú Social. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores promovem oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.