Conselho Municipal de Saúde realiza primeira reunião ordinária do ano.

Membros do Conselho Municipal de Saúde participaram da primeira reunião ordinária de 2019, realizada na última quinta (24), nas dependências da Câmara Municipal de Ivinhema. O evento contou com a presença de conselheiros de saúde, Dra. Yamilla e Isabela Antonello (médica e enfermeira da ESF Dr. Jorge Magri) e Vereadores Estefan Martins e Ivonete Mendonça.

O Presidente do CMS, Edmilson Caccia, deu início à reunião destacando os objetivos e agradecendo a participação dos presentes. Dentre as pautas abordadas, ficou definido o calendário anual das reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde – exercício 2019, a realizar-se toda terça-feira da quarta semana do mês, às 15:00h, na Câmara Municipal de Ivinhema.

Também foi deliberado sobre a utilização de parte do espaço físico da antiga ESF Amandina para funcionamento da Agência do Correio e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

A Ouvidora Municipal do SUS, Mariéle Bottan, apresentou o relatório anual de atendimento da Ouvidoria – período 2018 e destacou os trabalhos realizados durante o ano. A Ouvidoria do SUS é um órgão integrante da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Soite Nakata, nº 324, Bairro Guiray. Atende de segunda à sexta-feira, das 07:00 as 13:00h. As manifestações podem ser registradas pessoalmente ou através do telefone 99678-7354.

Na ocasião, a Secretária de Saúde, Sônia Garção, abordou sobre o Programa Mais Médicos, na qual persiste a falta de médico na ESF Itapoã. Estão se organizando junto as demais unidades para atender a população. Também necessita de médicos para outras unidades e esta tendo dificuldades para contratá-los. Pede a compreensão de todos diante do atual cenário de falta de médicos. A nova médica da ESF Dr. Jorge Adalberto Magri, Sra. Yamilla, esteve presente na reunião e se apresentou aos membros do conselho de saúde.  A mesma é Médica Cubana revalidada no Brasil, inscrita no Programa Mais Médicos.