DEMTRIVI finaliza as ações da Semana Nacional do Trânsito 2019

Neste mês de setembro, além de palestras, teatros, abordagens educativas e apresentações de curtas metragens (cinema), tudo voltado para a educação para o trânsito, o DEMTRIVI finalizou as ações da Semana Nacional do Trânsito de 2019 com a campanha “É SÓ UM MINUTINHO!” e com o PASSEIO CICLÍSTICO. 

O projeto “É Só Um Minutinho!” foi realizado com objetivo de divulgar e conscientizar a população quanto ao correto uso das vagas da pessoa idosa ou com deficiência. Durante toda a manhã do dia 28 (sábado), as vagas de estacionamento comum de duas das principais quadras da Av. Panamá foram ocupadas com cadeiras de rodas (simbolizando as pessoas com deficiência) e com mesas/cadeiras com jogos como dama, dominó etc. (simbolizando os idosos), sendo que, em cada cadeira ou mesa, estavam afixadas frases com aquelas mais variadas desculpas que o infrator costuma dizer quando estaciona irregularmente na vagas especiais: “É só um minutinho!”; “É rapidinho!”; “Volto já!”.

A realização de tal campanha só foi possível graças a parceria feita pelo DEMTRIVI com o DETRAN/MS, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Club, Centro de Convivência do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Asilo São Francisco de Assis, APAE e Conselho Comunitário de Segurança. Todos estes parceiros mandaram seus representantes (inclusive alunos), os quais abordaram condutores e pedestres durante toda a manhã de sábado.

Já o Passeio Ciclístico, que está na sua 14ª Edição, foi realizado na manhã do 29 (domingo) pela APEFIVI (Associação dos Profissionais de Educação Física de Ivinhema), em parceria com o DEMTRIVI, Secretaria Municipal de Esportes, DETRAN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Saúde.

O passeio teve início na sede do Corpo de Bombeiros de Ivinhema, local em que, antes da saída, foi feita uma fala pelo Bombeiro Sargento Mariel, o qual ressaltou quais as obrigações/cuidados que todo ciclista deve ter para contribuir para um trânsito mais seguro. O trajeto abrangeu ruas dos Bairros Guiray, Piravevê, Itapoã e Centro, e a chegada aconteceu na Praça Central Dep. Nelito Câmara, local em que foram sorteados vários brindes, sendo que destes, quatro foram bicicletas.