Dia 21 de setembro acontecerá caminhada em prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação

No dia 21 de Setembro, às 16h 30min, acontecerá uma caminhada do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio com saída da Delegacia até a Caixa Econômica Federal.

Os participantes de preferência estejam vestidos com blusas amarelas ou brancas, visto que a primeira e mais cotada, simboliza o mês de setembro e a segunda, simboliza a paz.

O setembro amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que, em muitos casos (90%) existe prevenção, estatísticas mostram que todos os dias, 32 brasileiros tiram a própria vida e mais de 20 mil pessoas cometem suicídio ao redor do planeta. Quase 1 milhão de pessoas se matam por ano, uma a cada 40 segundos . E, para cada morte por suicídio, existem outras 10 ou 20 pessoas que já tentaram fazer o mesmo.

Pesquisas mostram que o suicídio é mais comum do que imaginamos de cada 100 brasileiros 17 pensaram em se matar, 5 elaboraram um plano, 3 tentaram se matar e que já tentou se suicidar tem de 5 a 6 vezes de tentar de novo e 50% que se suicidaram já haviam tentado. O que muitos não sabem é que 90% dos casos poderiam ser evitados se uma ajuda fosse procurada.