Saúde de Ivinhema divulga 1,3 milhão de procedimentos realizados em 2016

Secretaria de Saúde divulga balanço de procedimentos realizados em 2016. Foto: Paulo César

A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Saúde, está divulgando os procedimentos realizados na área da saúde em 2016. Diante a crise politica, financeira e administrativa nacional que ocorreu no ano passado, a saúde pública de Ivinhema, conseguiu manter os atendimentos dentro da normalidade, sendo que em 2016, 1,3 milhão de procedimentos foram realizados pela Saúde em Ivinhema.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) a média de ações de promoção e prevenção à saúde que foram realizadas em 2016 chegou a 154 mil.

Já os procedimentos com finalidade diagnóstica como coleta de preventivo, coleta de exames laboratoriais, teste para diabetes, dentre outros, chagaram a 50,3 mil atendimentos. A média de procedimentos clínicos como consultas médicas, de enfermagem, assistência odontológica, entre outros, foi de 140 mil.

As microcirurgias realizadas como curativos, suturas, extração de dentes, chegaram a aproximadamente 4,7 mil.

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

O CEM – Centro de Especialidades Médicas com seu ambiente confortável e acessível já realizou procedimentos com finalidade diagnóstica, como ultrassons, eletrocardiogramas, exames laboratoriais, eletroencefalogramas, entre outros. Atendimentos que alcançaram um total de 40 mil.

A média de procedimentos clínicos, como consultas especializadas com oftalmologista, neurologia, cardiologia, pediatria, psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, dermatologia, ortopedia, fonoaudiologia e pequenas cirurgias atingiram uma média de 20 mil atendimentos.

HOSPITAL MUNICIPAL

O Hospital Municipal está passando por uma obra de reconstrução e nos próximos meses será entregue a população com toda sua estrutura funcionando, porém, mesmo assim com o centro cirúrgico já em funcionamento foram realizados aproximadamente mil procedimentos cirúrgicos no ano de 2016.

Os procedimentos com finalidade diagnóstica como coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, raio-x e ultrassonografia, alcançaram seis mil e trezentos realizados no ano. Os procedimentos clínicos como consultas médicas chegaram a 56 mil. E a média de internações realizadas pelo HM foi de 867 pacientes.