Violência doméstica: Prefeitura promove palestra sobre prevenção e orientação em Ivinhema

Enfermeiras realizaram teste de glicemia, HIV e hepatite nas mulheres que participaram.

A prefeitura de Ivinhema, por meio da coordenadoria de políticas públicas para as mulheres e da secretária de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (30) no assentamento São Sebastião, uma palestra sobre prevenção e orientação nos casos de violência doméstica.

Participaram do encontro a primeira-dama, Valéria Chacarosqui, a secretária de Assistência Social, Midory Sasada, a coordenadora da Mulher, Lindinalva Machado de Oliveira (Dina), e equipe técnica.

O assentamento São Sebastião foi o local escolhido pelas equipes, tendo em vista a distância da área urbana e a grande quantidade de mulheres residentes no local.

A reunião contou também com a participação da secretária executiva de politicas para as mulheres de Nova Andradina, a assistente social, Jozeli Chulli e da pedagoga, Eliane Felix, que ministraram palestras.

Os assuntos abordados pelas palestrantes foram, “Violência Contra a Mulher e Lei Maria da Penha, e também “O Empoderamento da Mulher”. Após as palestras, as equipes da secretaria de saúde realizaram testes de glicemia, sífilis, hepatite e HIV.

A agricultora Valéria Lemes, moradora no assentamento desde o seu início, falou sobre aproveitar as oportunidades que são oferecidas.

“Estamos distantes do centro urbano e temos a responsabilidade de participar de tudo que nos é oferecido, a prefeitura vem aqui com seus técnicos e a gente fica muito feliz. Precisamos nos cuidar e dar um basta na violência doméstica que para nós é caso de polícia sempre”, completou Valéria.