A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Ivinhema anunciaram um investimento de R$500 mil para a construção de uma praça em frente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha). O projeto faz parte de um plano de revitalização da área, garantindo mais estrutura e valorização ao espaço.
Santuário declarado patrimônio histórico e cultural
O investimento ocorre após a Igrejinha ser reconhecida como patrimônio histórico e cultural material do município através do Projeto de Lei nº 2.242, sancionado e promulgado pelo Prefeito Juliano Ferro. A iniciativa foi do Vereador e Presidente da Câmara, Celso Miranda (Bira), que destacou a importância da valorização do espaço para a preservação das práticas e saberes religiosos da comunidade.
Como será feito o investimento?
A verba será disponibilizada por meio da devolução do duodécimo da Câmara, que será repassado à Prefeitura em três parcelas, nos meses de abril, maio e junho de 2025. O objetivo é garantir a construção da praça e a requalificação da área em frente ao santuário.
Divisão das responsabilidades:

Prefeitura Municipal: limpeza do terreno e terraplanagem.

Paróquia: execução da mão de obra.

Projeto arquitetônico: doado por Alexandre Pereira Neves.
A obra conta com o apoio de diversas lideranças e representantes da comunidade, incluindo:
• Prefeito Juliano Ferro e Primeira-dama Samara Ferro
• Vereador Bira (Celso Miranda)
• Padre André Kleber dos Santos (Administrador paroquial)
• Padre Aurélio Fratus (Vigário da paróquia)
• Alexandre Pereira Neves (Arquiteto responsável pelo projeto)
• Rose Fresca e Dani Iori
Previsão de inauguração
O Prefeito Juliano Ferro solicitou agilidade na execução da obra, para que a nova praça possa ser inaugurada no dia 12 de outubro de 2025, durante as celebrações da padroeira do Brasil.
A iniciativa reforça o compromisso do município com o patrimônio cultural e religioso, proporcionando mais um espaço de lazer e convivência para a população de Ivinhema.