Prefeitura de Ivinhema alerta para prevenção de doenças transmitidas por mosquitos

A prefeitura de Ivinhema , por meio da secretaria de Saúde, alerta toda a população para os cuidados que devem ser tomados em relação ao proliferamento do mosquito aedes egypti, que transmite diversas doenças como dengue, chikungunya e zica vírus.

A administração pede a colaboração de todos no combate ao mosquito, pois se as casas e terrenos não forem cuidados e os focos combatidos, o mosquito se prolifera rapidamente.

A secretaria de Saúde orienta a população a procurar o posto de saúde o mais rápido possível se tiverem algum sintoma.

“Quando você perceber algum sintoma persistente, isso quer dizer que perdure ai mais que um dois dias, como febre alta, deve procurar uma unidade de saúde para fazer um diagnostico mais preciso e ser devidamente tratado, não deixe de última hora, muitos casos se tornam graves por que as pessoas demoram a procurar a ajuda de um médico”, disse a enfermeira Ana Bortolasse.

FEBRE CHIKUNGUNYA

É uma doença infecciosa febril, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado (o mesmo mosquito da Dengue).

Os sintomas são: Febre acima de 39 graus e dores intensas nas articulações afetando principalmente nos pés e mãos. Lembrando que essa dor intensa pode permanecer no indivíduo afetado pela chikungunya por até um ano ou mais, tornando-os incapacitados para tarefas cotidianas.

Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não há tratamento específico para Chikungunya, este é realizado apenas para os sintomas apresentados. Recomenda‐se repouso absoluto e líquido em abundância. Procurar a unidade de saúde mais próxima, imediatamente.

DENGUE

É uma doença transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Alguns sintomas iniciais são: febre alta (39 A 40ºC); dor de cabeça; fraqueza muscular; dor nos músculos; dor nas articulações; dor ao redor dos olhos; manchas vermelhas na pele diarreia (de três a quatro vezes/dia); náuseas e vômitos.

A fase crítica da dengue está entre o terceiro e sétimo dia do inicio dos sintomas, momento em que a febre geralmente diminui, porém, poderão surgir os sinais de alarme da dengue: dor e inchaço na região da barriga; vômitos persistentes; tontura ao se levantar de forma rápida; sangramento de mucos (nariz, boca, gengiva, menstrual). cansaço, desanimo e irritabilidade.

Essas complicações quando não cuidada a tempo pode levar a formas graves da dengue: desconforto respiratório; sangramento grave; pouco volume de sangue circulando no organismo. Disfunção geral do organismo: coração, pulmões, rins, fígado e o SNC. Quando tudo isso não é percebido e acompanhado rapidamente o paciente vai a óbito por dengue.

ZIKA VIRUS

Como a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt , é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. As medidas que as pessoas devem tomar são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue.

Não deixar acumular água em nenhum recipiente. Verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular nenhum tipo de vasilhames que acumule água no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; verificar água parada em ralos, atrás da geladeira, plantas, dentre outros. Colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Esses cuidados previnem tanto a ocorrência de surtos de Zika Virus, Chikungunya e Dengue.