CAMPANHA DEMTRIVI – MOTOCICLETA, NÃO ASSUMA O RISCO!

A campanha do DEMTRIVI desse mês de abril veio para conscientizar os motociclistas.
Iremos postar dicas para que nossos amigos motociclistas tenham cada vez mais atitudes saudáveis no trânsito, tais como cuidar de si e do outro.
Disponibilizaremos dicas de como ver e ser visto, cuidados como a manutenção da moto e importância do uso do capacete.

E por falar nisso…Nosso tema semanal é exatamente sobre esse equipamento de segurança tão importante, estamos falando do capacete.

Estudos efetuados para avaliar a eficácia do uso de capacetes, demonstraram que, o seu uso pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. O capacete protege o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos. É importante verificar se o capacete apresenta o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado de acordo com as normas estabelecidas por um organismo de certificação competente. Ainda segundo a especialista, a recomendação é utilizar somente os chamados capacetes “fechados”, que protegem toda a cabeça.

Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima e suspensão direta do direito de dirigir.

Viseira
As viseiras fazem parte do capacete e protegem os olhos e parte da face contra impactos de chuva, poeira, insetos, sujeira e detritos jogados ou levantados por outros veículos. Em velocidade, o impacto de um pequeno objeto causa um grande estrago se o piloto não estiver suficientemente protegido.

Os óculos comuns não proporcionam uma proteção adequada, pois são facilmente arrancados em caso de colisão e até pelo vento, se o piloto girar a cabeça. Além disso, mantém muito exposta uma boa parte da face e não impedem o lacrimejamento causado pelo excesso de vento. Portanto, o equipamento adequado para capacetes sem viseira é o óculos de proteção, desenvolvido especialmente para esta finalidade.

Por isso Ressaltamos a importância do uso desse equipamento!!!
NO TRÂNSITO A SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS!

DEMTRIVI Ivinhema/Prefeitura Municipal